Primeiro encontro Meio Ano em Transição | Testemunho da Rita *

Rede Cooperar participa n’O Programa Meio Ano em Transição, com o objectivo de encontrar algumas luzes que apoiem a sua viabilidade estrutural, social e económica….

Este primeiro encontro – SONHAR – focou a descoberta interior, onde abordou dinâmicas de relacionamento pessoais e colectivos, com exercícios para entender como dinâmicas (pessoais e/ou colectivas) doentes podem caminhar para voltar a ser mais saudáveis. Houve também uma abordagem conceptual: ao que é o Movimento de Transição Local e Glocal; às suas origens, à ReEconomia. Realizamos jogos que permitiram visualizar e perceber melhor O Sonho de cada pessoa/projecto participante, facilitando a listagem dos próximos passos e prioridades.

Foram colocados em prática alguns valores éticos: todas as manhãs começaram com 40 min de ioga, as refeições confeccionadas com produtos das nossas hortas e um “Cabaz da Horta”, mobilidades partilhadas, tendo como base a dádiva.

Claro que nestes dias, surgiram perguntas…

Como dar voz à Rede Cooperar? Como ser a voz de todos os projectos da ReCo? Qual é a arquitectura onde assenta a Rede?

Percebemos que a ReCo é a cola e os laços de vários projectos individuais e colectivos!

Decidimos (Rita Magá e Lucie) assumir um projecto nosso como base de trabalho para este programa: A Cozinha para o festival EssencialMente a decorrer a 11 e 12 Junho em Santiago de Cácem.

Porquê este projecto?

Antes de mais porque já estávamos motivadas e o assunto já havia sido lançado para a rede.

Porque é uma forma de utilizar os produtos da ReCo e dá-los a conhecer a um público local, simultaneamente difundir o que é a Rede Cooperar e os projectos interligados.

Bem como uma forma de dar visibilidade às éticas de base do nosso movimento: uma relação humana, próxima entre produtores e consumidores; um trabalho que beneficia as pessoas que cozinham tal como a rede de produtores, pelo consumo e pela divulgação; promoção duma alimentação diversificada, local e uma agricultura saudável.

Como este Programa MAT vai ser útil para outros projectos na ReCo?

O projecto A Cozinha para o festival EssencialMente vai permitir-nos conceptualizar, treinar, sistematizar e difundir a aprendizagem para que outros a possam utilizar.

A continuação será em Abril… com mais uma semana de trabalho, desta vez com o foco – PLANEAR!

Agradeço pessoalmente a quem cria este programa!

“O programa Um Ano em Transição é proposto pela Transição Portugal, plataforma das iniciativas de Transição em Portugal (http://transicaoportugal.net/), através das mãos, sonhos, espíritos, mentes, visões e corações da Annelieke van der Sluijs e Sara Serrão. É claramente um programa em construção, um *work-in-progress*…”…e também à Ana Brazão!

* Artigo publicado no Monte Mimo